Soneto de Fidelidade

"De tudo ao meu amor serei atento. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto. Que mesmo em face do maior encanto. Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento. E em seu louvor hei de espalhar meu canto. E rir meu riso e derramar meu pranto. Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure. Quem sabe a morte, angústia de quem vive. Quem sabe a solidão, fim de quem ama. Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure".
Vinícius de Moraes.

Daisypath Vacation tickers

Daisypath Anniversary tickers

terça-feira, 27 de março de 2012

Capadócia I


Capadócia (em turcoKapadokya) provém do vocábulo hitita Katpadukya que quer dizer: "Terra de cavalos de raça" ou persa Katpatuka que significa "Terra de belos cavalos"
O nome não é mencionado em muitos mapas,  já que não corresponde a qualquer demarcação política. É uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia, que foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor e abrange as cidades de Göreme (Património Mundial pela UNESCOconsiderada uma das áreas mais famosas da região)Ürgüp, Nevşehir e Avanos. Ficou conhecida com Alexandre, o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio. 

As formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão durante cerca de tês milhões de anos atraem turistas dos quatro cantos do mundo
Em novembro do ano passado, mais precisamente entre os dias 7 e 11, tive o prazer de conhecer a Capadócia. Pra mim era a realização de um sonho, especialmente pelo voo de balão. Mas não se afobem, o meu fantástico tour de balão na Capadócia será objeto de um outro post em breve. 

Quero mostrar pra vocês a minha jornada nessa fantástica região que é muito rica em cultura e história. Ao longo dos 5 dias fui bombardeada de informações por todos os lados  porém, visto que minha memória não é de elefante, buscarei ajuda no wikipedia e outros sites pra contar um pouquinho do que vi e vivi nessa encantadora região. 

Por volta das 12:30 do dia 07/11/2012 desembarcamos no aeroporto de Kayseri. A van do Hotel ficou de nos buscar, mas como demoramos um pouquinho pra pegar as malas, quando finalmente chegamos na saída do aeroporto a van já tinha pego os outros passageiros e nos deixado lá. 
Foi um susto pois como o aeroporto fica a uns 40 minutos de Göreme não sabíamos o que fazer , então meu amor ligou no hotel pra perguntar cadê a van e a conclusão foi que havíamos sido esquecidos mas que a ordem seria dada para que o motorista apressadinho voltasse ao aeroporto pra nos buscar. 

Alguns minutos aguardando e eis que a van chegou. Yupi  Yupi Yeah Yeah... 





Seguimos então para o Kelebek Hotel. Uma palavra resume: PERFECT
Na chegada ao hotel encontramos com um guia super querido que o amor fez amizade na sua primeira ida pra Capadócia um ano antes chamado Ünal.

Ünal nos deu esse roteiro "rabiscado" com dicas dos melhores passeios 
Tínhamos pensado em conhecer o open air musem em Göreme mas estávamos tão cansados que resolvemos descansar nesse primeiro dia pra ter energia para aproveitar bastante os outros. À noite fomos jantar em um restaurante próximo ao hotel.

Primeira noite - Jantar no restaurante (esqueci o nome) regado a rakı ao som de MPtürk bom d+!

Manhã do dia 8.11 - café da manhã reforçado à moda turca, com direito a tomate, pepino e chá. 
Hummmm - ah se eu pudesse voltar no tempo... 
Café da Manhã no hotel com essa vista deslumbrante 
Primeira parada do dia - algumas informações e uns minutinhos para fotos
As características geológicas deram origem a paisagens que são frequentemente descritas como lunares, se bem que a região não seja desértica. As rochas da região, principalmente tufo calcário, adquiriram formas caprichosas ao longo de milhões de anos de erosão, e são suficientemente macios para permitir que os humanos construam as suas habitações escavando-as, em vez de erguer edifícios, o que faz com que nessas paisagens lunares abundem cavernas naturais e artificiais, algumas delas ainda habitadas.

A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante essas invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades.

A cidade subterrânea de Derinkuyu: ela é a maior e mais iluminada. 
São 11 andares mas apenas 8 estão abertos para visitação. 
Feitas a partir de surpreendentes projetos de escavação, as cidades subterrâneas fazem todos os visitantes se perguntarem como poderia ser possível alguém morar ali durantes meses, sem ver a luz solar? 

Nos andares superiores ficavam os estábulos para animais, depois mantimentos, vinhos, comidas
e nos andares mais baixos ficavam as famílias
Se você é claustrofóbico é bom evitar as cidades subterrâneas.
Obs: dá uma olhadinha quão estreito é o corredor


A cidade subterrânea de Derinkuyu fica aberta diariamente das 8 às 19hs no verão e 17hs no inverno. Ingressos 15tl. Para mais informações clique aqui. #ficadica#


No mesmo dia seguimos para a caminhada no Vale Ihlara:
mapa do Ihlara valley para que as crianças não se percam ;)
Ihlara Valley - Beautiful
Adoro Trilha!
Depois da trilha paradinha para o almoço em Belisirma Village
balık ve köfte yumi!
depois do almoço - mais passeios...
Vamos subir?
Igreja
pinturas (frescos) de imagens - cristãos definitivamente estiveram por aqui 

Eu e Ele, meu Amorrrr
Quem acertasse o significado do nome Capadócia (terra de belos cavalos)
ganharia um pedra polida como essas
Quero tudoooooooo!
Fim do 1º dia de passeio -
e eu que pensei que céu assim só houvesse em Brasília...
Foram muitos passeios, fotos (mais de 1500) e descobertas. Escrevendo esse post eu me dei conta que seria melhor subdividir essa magnífica viagem em vários posts pra não ficar só um gigante e cansativo. 
Aguardem Capadócia II , III, IV, V... rsrsrsrsrsrs


Por hoje é só :) 

Beijossssss e uma excelente semana! 

Fiquem com Deussss!

3 comentários:

Tazz ♥ Marsha disse...

Aiiiii Mica(ela)) tudo muito interessante e bonito, espero no futuro poder visitar a Capadócia, e já vou aproveitar suas dicas, claro! ;) Espero os próximos posts, viu?!.

Beijoss!

Camila.

Nati Carvalho disse...

Amiga, olhando seus posts só me da mais vontade de conhecer a Turquia... espero comparecer ao seu casamento e poder te visitar várias vezes! Bjooos

Micaela disse...

Olá Camila, tudo bem?! :)
Eu super recomendo a todos conhecer a Capadócia...
Na minha opinião, roteiro obrigatória pra quem vai a Turquia. Tenho certeza que não faltará oportunidade pra vocês.
Obrigada mais uma vez por ler meu blog. Eu também adoro o seu ;)
Beijossss!