Soneto de Fidelidade

"De tudo ao meu amor serei atento. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto. Que mesmo em face do maior encanto. Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento. E em seu louvor hei de espalhar meu canto. E rir meu riso e derramar meu pranto. Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure. Quem sabe a morte, angústia de quem vive. Quem sabe a solidão, fim de quem ama. Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure".
Vinícius de Moraes.

Daisypath Vacation tickers

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Hamam - o banho turco





     O banho turco, também conhecido como hamam ou hammam, é um dos costumes mais amplamente exportados do mundo antigo. Esta tradição nasceu gerações atrás, adotada a partir de romanos e bizantinos e depois aperfeiçoada pelo Seljuk e turcos otomanos e tem continuado até os dias de hoje. 

     A origem do banho turco parece estar de certa forma relacionada a tratamentos médicos como por exemplo desobstrução de poros e hidratação da pele.

      Por outro lado o banho a vapor não é recomendado a quem tem pressão alta, doenças cardíacas ou distúrbios de circulação. 

     A primeira vez que ouvi falar do banho turco foi através da Fabizinha (very close friend) que comentou comigo que havia escutado a sogra da irmã, que foi passear na Turquia, contar sobre sua experiência do banho. Nunca ela tinha se sentido tão limpa na vida. Hoje eu acredito.   


     Em novembro de 2011 fomos pra Capadócia, e no Hotel, onde ficamos hospedados em Göreme, tinha o banho turco. 
Na noite anterior a volta pra Istanbul, como já tínhamos feito todos os passeios possíveis e imagináveis resolvemos permanecer no hotel e experimentar o tradicional banho. 

    É, você entendeu certo sim caro leitor. Meu amado, embora turco, jamais havia experimentado o famoso hamam e, assim como eu, estava bastante curioso pra saber o que um banho poderia ter de tão mágico e especial.  

     Tão logo adentramos o hamam que era misto, podendo homens e mulheres serem "banhados"ao mesmo tempo, por assistentes diferentes, fomos encaminhados ao vestiário para nos envolver em uma pestemal (espécie de toalha listrada utilizadas basicamente para "tampar as partes" usando um português bem claro ;)

     Em seguida nos encaminharam para uma sauna e deveríamos ali permanecer por 30 minutos. 


     Havia um contador de areia assim como esse no interior da sauna, e eu agoniada do jeito que sou não consegui esperar a areia terminar de descer estava sufocando de tanto calorrr. Pra ser sincera nunca gostei de sauna, mas mesmo não sendo fã aguentei o máximo que pude. Depois nos foi informado que a Sauna não é uma obrigatoriedade no banho turco tradicional, mas por se tratar de um hotel ele oferecem para os clientes. Por isso não estranhe se não houver sauna em outros locais por aí.


Em seguida apareceram as duas assistentes responsáveis pelo banho, (as mulheses são chamadas de Natir e os homens de Tellak). 
Nós optamos pela compra do pacote descamação + massagem de sabão, conhecido como Kese na cultura do banho turco. 



De barriga pra cima e depois de bruços:
1. Primeiramente, baldinhos de água são derramados em todo o corpo; (a sensação é muito boa, a água é morninha, deliciosa).
2. Em seguida, a natir começa a esfregar cada centímetro quadrado de seu corpo. Basicamente no intuito de retirar toda a pele morta e suja, inclusive entre os dedos das mãos e pés.
3. Outros baldes de água são derramados.
4. uma montanha de espuma é derramada sobre sobre; (essa parte é muitoooo relaxante).


5. hora da massagem que também começa nos pés e termina na cabeça, com atenção especial para os pés, mãos e costas (sem palavras do tanto que é bom).
6. mais alguns baldinhos de água.
7. por último, recebemos toalhas e fomos levados à Sogukluk (quarto fresco ou "lobby" da foto abaixo).

Nesse quarto é possível descansar pelo tempo que quiser, beber café ou chá etc. A partir de agora podemos ser chamados de Hamamers ;)



Ao final do banho você sente sua pele suave e completamente limpa. Eu senti a minha pele aveludada de verdade durante alguns dias.

 

Nossa foto tirada logo após o hamam - carinha de limpeza :)
Foi uma experiência bastante agradável, me senti além de limpa (é claro) revigorada, cheirosa relaxada. É muito gostoso mesmo. Me surpreendi positivamente e pretendo repetir muitas e muitas vezes ainda, inclusive está no meu caderninho dos lugares que eu pretendo ir assim que voltar pra Istanbul ;) 

Pra quem quiser indicação de banho turco cm Istanbul, sei dois: Çemberlitas Hamami e Suleymaniye Hamami

Quem mora ou vai passear na Turquia: be sure not to miss turkish bath!  hamam neles e nelas...  

beijo beijo!!! Fiquem todos com Deus!!! 

Nenhum comentário: