Soneto de Fidelidade

"De tudo ao meu amor serei atento. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto. Que mesmo em face do maior encanto. Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento. E em seu louvor hei de espalhar meu canto. E rir meu riso e derramar meu pranto. Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure. Quem sabe a morte, angústia de quem vive. Quem sabe a solidão, fim de quem ama. Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure".
Vinícius de Moraes.

Daisypath Vacation tickers

Daisypath Anniversary tickers

sábado, 23 de junho de 2012

Receita da Anne: enginar zeytinyağlı


Oie minha gente linda! Como vocês estão?!

Hoje vou ensinar a vocês a receita de uma comida típica daqui da Turquia que além de muito saborosa é também muito saudável. Eu particularmente gosto muito e espero que vocês também gostem e possam fazer na casa de vocês ;)

Essa receita eu aprendi com a minha sogra que preocupadíssima com o bem estar do seu filhinho já tratou logo de me ensinar umas receitinhas pra evitar que o pupilo da mamãe morresse de fome... Até parece... eu frito um ovo que é uma beleza... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs 


Bom chega de alfinetar a sogra e vamos a receita:

Enginar ao azeite de oliva ou em turco "enginar zeytinyağlı"

Ingredientes:
1. Alcachofras frescas (eu compro no bazar semanal do meu bairro)


2. Seleta de legumes - Garnitur em turco


3. 1 Cebola (pequena) cortada em quadradinhos
4. Sal à gosto) 
5. 3 quadradinhos de açúcar
6. 1 colher (grande) de azeite de oliva



7. Água quente

Modo de preparo: 

Primeiramente lave todas as alcachofras e em seguida coloque em uma panela baixa



Abra a seleta de legumes, escorra e passe uma água até parar de fazer espuma. Escorra bem e despeje cuidadosamente sobre as alcachofras. 
Em seguida, acrescente a cebola, o sal, o açucar e regue com o azeite de oliva. 

Acrescente um pouco de água quente. Deixe ferver em fogo alto por aproximadamente 5 minutos. 
Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Passados os 15 minutos verifique com um garfo se as alcachofras estão cozidas. Retire do fogo, espere esfriar um pouco para servir.



Obs: as alcachofras devem ficar cozidas e macias portanto é bom ir verificando se tem água suficiente para o cozimento e caso seja necessário, acrescente pouco a pouco mais água.

Bom gente, quando eu faço essa receita aqui eu casa o meu amor me enche de elogios e solta aquela famosa frase turca - "eline sağlık", que significa saúde para as suas mãos. Essa frase é bastante usada aqui na Turquia quando o assunto é elogiar, tanto uma comida bem feita e saborosa quanto trabalhos manuais etc.

Por hoje é só... desejo a todos um excelente final de semana! 


Muita Paz e Muito Amor!

Bom apetite - Afiyet olsun!!!

2 comentários:

Katita disse...

Aaaaaaaaah q delicia!!!! Minha sogra fez essa semana, mas fez errado rsrs, tinha colocado no forno com azeite e sem agua! !!!! Colocou queijo em cima...ficou bom, mas a alcachofra um pouco dura... Ela disse q era a primeira vez q fazia e nao sabia se estava certo!!, q legal q postou, vou mostrar pra ela:-) valeeeeeu Mica!!!

Beijos mil

Elis Baki disse...

Adorei a receita Mica.... vou tentar fazer pro meu turquinho... hehehe
Aqui em casa eu faço sempre a comidinha básica, mas o que ele mais gosta é do bom feijão preto brasileiro... hehehe Outro prato favorito do askim é um bom strognoff de frango, se deixasse ele comia todo dia.... Já eu prefiro quando ele faz um bom Kofte, já aprendi tbm mas prefiro mandar ele pra cozinha de vez enquando... tbm adoro prasa.. :)

Aqui em casa já é rotina o eline saglik, mas nunca deixa de mecher comigo, acho tão lindo e educado :)ele sempre me diz, mesmo se tudo o que fiz foi um sandwishe
Acho que é uma coisas mais lindas da tradição turca :)

Bjão e obrigada pela receita