A Capadócia (em turco: Kapadokya) provém do vocábulo hitita Katpadukya que quer dizer: "Terra de cavalos de raça" ou persa Katpatuka que significa "Terra de belos cavalos".
O nome não é mencionado em muitos mapas, já que não corresponde a qualquer demarcação política. É uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia, que foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor e abrange as cidades de Göreme (Património Mundial pela UNESCO, considerada uma das áreas mais famosas da região), Ürgüp, Nevşehir e Avanos. Ficou conhecida com Alexandre, o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio.
As formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão durante cerca de tês milhões de anos atraem turistas dos quatro cantos do mundo.
Em novembro do ano passado, mais precisamente entre os dias 7 e 11, tive o prazer de conhecer a Capadócia. Pra mim era a realização de um sonho, especialmente pelo voo de balão. Mas não se afobem, o meu fantástico tour de balão na Capadócia será objeto de um outro post em breve.
Quero mostrar pra vocês a minha jornada nessa fantástica região que é muito rica em cultura e história. Ao longo dos 5 dias fui bombardeada de informações por todos os lados porém, visto que minha memória não é de elefante, buscarei ajuda no wikipedia e outros sites pra contar um pouquinho do que vi e vivi nessa encantadora região.
Por volta das 12:30 do dia 07/11/2012 desembarcamos no aeroporto de Kayseri. A van do Hotel ficou de nos buscar, mas como demoramos um pouquinho pra pegar as malas, quando finalmente chegamos na saída do aeroporto a van já tinha pego os outros passageiros e nos deixado lá.
Foi um susto pois como o aeroporto fica a uns 40 minutos de Göreme não sabíamos o que fazer , então meu amor ligou no hotel pra perguntar cadê a van e a conclusão foi que havíamos sido esquecidos mas que a ordem seria dada para que o motorista apressadinho voltasse ao aeroporto pra nos buscar.
Alguns minutos aguardando e eis que a van chegou. Yupi Yupi Yeah Yeah...
Na chegada ao hotel encontramos com um guia super querido que o amor fez amizade na sua primeira ida pra Capadócia um ano antes chamado Ünal.
Ünal nos deu esse roteiro "rabiscado" com dicas dos melhores passeios |
Tínhamos pensado em conhecer o open air musem em Göreme mas estávamos tão cansados que resolvemos descansar nesse primeiro dia pra ter energia para aproveitar bastante os outros. À noite fomos jantar em um restaurante próximo ao hotel.
Café da Manhã no hotel com essa vista deslumbrante |
Primeira parada do dia - algumas informações e uns minutinhos para fotos |
A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante essas invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades.
A cidade subterrânea de Derinkuyu: ela é a maior e mais iluminada.
São 11 andares mas apenas 8 estão abertos para visitação.
|
Feitas a partir de surpreendentes projetos de escavação, as cidades subterrâneas fazem todos os visitantes se perguntarem como poderia ser possível alguém morar ali durantes meses, sem ver a luz solar?
Nos andares superiores ficavam os estábulos para animais, depois mantimentos, vinhos, comidas e nos andares mais baixos ficavam as famílias |
Se você é claustrofóbico é bom evitar as cidades subterrâneas. Obs: dá uma olhadinha quão estreito é o corredor |
A cidade subterrânea de Derinkuyu fica aberta diariamente das 8 às 19hs no verão e 17hs no inverno. Ingressos 15tl. Para mais informações clique aqui. #ficadica#
No mesmo dia seguimos para a caminhada no Vale Ihlara:
Ihlara Valley - Beautiful |
Adoro Trilha! |
Depois da trilha paradinha para o almoço em Belisirma Village |
balık ve köfte yumi! |
depois do almoço - mais passeios... |
Vamos subir? |
Igreja |
pinturas (frescos) de imagens - cristãos definitivamente estiveram por aqui |
Eu e Ele, meu Amorrrr |
Quem acertasse o significado do nome Capadócia (terra de belos cavalos) ganharia um pedra polida como essas |
Quero tudoooooooo! |
Fim do 1º dia de passeio - e eu que pensei que céu assim só houvesse em Brasília... |
Foram muitos passeios, fotos (mais de 1500) e descobertas. Escrevendo esse post eu me dei conta que seria melhor subdividir essa magnífica viagem em vários posts pra não ficar só um gigante e cansativo.
Aguardem Capadócia II , III, IV, V... rsrsrsrsrsrs
Aguardem Capadócia II , III, IV, V... rsrsrsrsrsrs
Por hoje é só :)
Beijossssss e uma excelente semana!
Fiquem com Deussss!
3 comentários:
Aiiiii Mica(ela)) tudo muito interessante e bonito, espero no futuro poder visitar a Capadócia, e já vou aproveitar suas dicas, claro! ;) Espero os próximos posts, viu?!.
Beijoss!
Camila.
Amiga, olhando seus posts só me da mais vontade de conhecer a Turquia... espero comparecer ao seu casamento e poder te visitar várias vezes! Bjooos
Olá Camila, tudo bem?! :)
Eu super recomendo a todos conhecer a Capadócia...
Na minha opinião, roteiro obrigatória pra quem vai a Turquia. Tenho certeza que não faltará oportunidade pra vocês.
Obrigada mais uma vez por ler meu blog. Eu também adoro o seu ;)
Beijossss!
Postar um comentário