Soneto de Fidelidade

"De tudo ao meu amor serei atento. Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto. Que mesmo em face do maior encanto. Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento. E em seu louvor hei de espalhar meu canto. E rir meu riso e derramar meu pranto. Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure. Quem sabe a morte, angústia de quem vive. Quem sabe a solidão, fim de quem ama. Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama. Mas que seja infinito enquanto dure".
Vinícius de Moraes.

Daisypath Vacation tickers

Daisypath Anniversary tickers

sexta-feira, 30 de março de 2012

Capadócia II - Ballon Tour


Oie Gente :)

Hoje falarei sobre o meu terceiro dia na Capadócia que começou bem cedinho às 4:30 da manhã. Se fosse pra ir trabalhar juro que teria jogado o coitado do despertador longe, mas só pra comprovar a tese que tudo depende do referencial nesse dia mesmo acordando cedo estava feliz, até porque não é todo dia que a gente acorda pra realizar um sonho né?! Sobrevoar a Capadócia de Balão com meu Amor. 
Tem noção do que é você acordar um dia com a certeza que um sonho seu será realizado em alguns minutos? Eu não acordei feliz, acordei radiante! Tudo que queria era que chegasse logo a hora. Parecia  uma criança... rsrsrsrsrs 
E mesmo com tanta expectativa o meu Ballon Tour conseguiu corresponder a todas elas e ir além. Tudo foi ainda mais maravilhoso do que eu poderia esperar, imaginar ou sonhar. 
Simplesmente incrível. Perfeito!  
O lovely piloto inglês Mike Green teve parcela no êxito dessa maravilhosa experiência. Além dele ser querido de tudo e bem humorado, sua vasta experiência como piloto chefe da Butterfly Balloons  desde 2000, proporcionou a todos os 16 tripulantes um voo tranquilo e sem nenhum contratempo. Mas devo dizer que foram as palavras do meu amor lá em cima que fizeram daquele 9 de novembro um dia que jamais se apagará da nossa memória.



Roteiro - 
5:00 - Mini bus saiu buscando geral (16 pessoas) nos Hotel
5:30 - Café da manhã na sede da Butterfly Balloons
5:45 - Seguimos todos de mini bus para o local onde o Mike e o balão nos aguardava
6:00 - Embarque rumo ao céu da Capadócia


7:30 - Aterrissagem V.I.P regada a champagne... A.D.O.R.O! 
8:00 - Chegada ao Hotel e rumo ao tour do dia... 09/11/2012, (próximo post - Capadócia III)




Vamos nessa?

Pense  em uma criança feliz - prazer, Micaela :)
Agora imagine duas crianças felizes - Akdeniz & Micaela
Início de um sonho
Nascer do Sol mais maravilhoso que eu já vi
E vai começar a Festa de Balões no Céu da Capadócia
Passagem Istambul - Capadócia . $200
Tour de balão . $300
Ser pedida em casamento no céu da Capadócia - NÃO TEM PREÇO
Felicidade que não cabe dentro de mim
Pelo visto esse piloto queria proporcionar emoção aos seus tripulantes
Coisa mais linda do mundo - os balões parecem estar em sincronia
☾✩
Céu mais lindo - maravilha de Deussss
Parece um desenho né? Mas é real!
Fazem 12 anos que essa lovely figura chamadaMike Green chegou na Capadócia pra fazer dessa
bela paisagem o seu local de trabalho... bom d+!
Ferramenta de trabalho do Mike :)
1 hora e meia depois - lá estão eles nos esperando aterrissar... 
Não vou esquecer jamais desse passeio...
já guardei na minha memória de boas recordações
e de lá ninguém mais tira
olha só onde o Mike aterrissou o nosso balão... isso que eu chamo de um piloto experiente...
Thanks Mike! That tour was really great! 
e como se não bastasse toda aquela maravilha de voo, na chegada fomos recepcionados com  champagne -
Cheers - şerefe - saúde My Love!
EVET!!!


Bom pessoal, espero que tenham gostado do passeio. Foi uma das coisas mais fantásticas que eu já vivi. Pode parecer exagero meu mas a sensação de estar sobrevoando, meio que deslizando um céu tão lindo enfeitado de muitos balões foi simplesmente lindo. Só estando lá, voando dentro do balão pra saber, pra sentir. 
Esse post é pra encorajar a todos que um dia forem para a Capadócia que vivam essa mesma maravilha que eu vivi e senti no Meu Tour de Balão... I strongly recommend!!! Uns vão dizer que é caro, eu diria NÃO TEM PREÇO!

Beijos Beijos!!! Description: https://s-static.ak.facebook.com/images/blank.gif

terça-feira, 27 de março de 2012

Capadócia I


Capadócia (em turcoKapadokya) provém do vocábulo hitita Katpadukya que quer dizer: "Terra de cavalos de raça" ou persa Katpatuka que significa "Terra de belos cavalos"
O nome não é mencionado em muitos mapas,  já que não corresponde a qualquer demarcação política. É uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia, que foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor e abrange as cidades de Göreme (Património Mundial pela UNESCOconsiderada uma das áreas mais famosas da região)Ürgüp, Nevşehir e Avanos. Ficou conhecida com Alexandre, o Grande, embora só houvesse interesse na região pelas suas estradas, por onde fluía o comércio. 

As formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão durante cerca de tês milhões de anos atraem turistas dos quatro cantos do mundo
Em novembro do ano passado, mais precisamente entre os dias 7 e 11, tive o prazer de conhecer a Capadócia. Pra mim era a realização de um sonho, especialmente pelo voo de balão. Mas não se afobem, o meu fantástico tour de balão na Capadócia será objeto de um outro post em breve. 

Quero mostrar pra vocês a minha jornada nessa fantástica região que é muito rica em cultura e história. Ao longo dos 5 dias fui bombardeada de informações por todos os lados  porém, visto que minha memória não é de elefante, buscarei ajuda no wikipedia e outros sites pra contar um pouquinho do que vi e vivi nessa encantadora região. 

Por volta das 12:30 do dia 07/11/2012 desembarcamos no aeroporto de Kayseri. A van do Hotel ficou de nos buscar, mas como demoramos um pouquinho pra pegar as malas, quando finalmente chegamos na saída do aeroporto a van já tinha pego os outros passageiros e nos deixado lá. 
Foi um susto pois como o aeroporto fica a uns 40 minutos de Göreme não sabíamos o que fazer , então meu amor ligou no hotel pra perguntar cadê a van e a conclusão foi que havíamos sido esquecidos mas que a ordem seria dada para que o motorista apressadinho voltasse ao aeroporto pra nos buscar. 

Alguns minutos aguardando e eis que a van chegou. Yupi  Yupi Yeah Yeah... 





Seguimos então para o Kelebek Hotel. Uma palavra resume: PERFECT
Na chegada ao hotel encontramos com um guia super querido que o amor fez amizade na sua primeira ida pra Capadócia um ano antes chamado Ünal.

Ünal nos deu esse roteiro "rabiscado" com dicas dos melhores passeios 
Tínhamos pensado em conhecer o open air musem em Göreme mas estávamos tão cansados que resolvemos descansar nesse primeiro dia pra ter energia para aproveitar bastante os outros. À noite fomos jantar em um restaurante próximo ao hotel.

Primeira noite - Jantar no restaurante (esqueci o nome) regado a rakı ao som de MPtürk bom d+!

Manhã do dia 8.11 - café da manhã reforçado à moda turca, com direito a tomate, pepino e chá. 
Hummmm - ah se eu pudesse voltar no tempo... 
Café da Manhã no hotel com essa vista deslumbrante 
Primeira parada do dia - algumas informações e uns minutinhos para fotos
As características geológicas deram origem a paisagens que são frequentemente descritas como lunares, se bem que a região não seja desértica. As rochas da região, principalmente tufo calcário, adquiriram formas caprichosas ao longo de milhões de anos de erosão, e são suficientemente macios para permitir que os humanos construam as suas habitações escavando-as, em vez de erguer edifícios, o que faz com que nessas paisagens lunares abundem cavernas naturais e artificiais, algumas delas ainda habitadas.

A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante essas invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades.

A cidade subterrânea de Derinkuyu: ela é a maior e mais iluminada. 
São 11 andares mas apenas 8 estão abertos para visitação. 
Feitas a partir de surpreendentes projetos de escavação, as cidades subterrâneas fazem todos os visitantes se perguntarem como poderia ser possível alguém morar ali durantes meses, sem ver a luz solar? 

Nos andares superiores ficavam os estábulos para animais, depois mantimentos, vinhos, comidas
e nos andares mais baixos ficavam as famílias
Se você é claustrofóbico é bom evitar as cidades subterrâneas.
Obs: dá uma olhadinha quão estreito é o corredor


A cidade subterrânea de Derinkuyu fica aberta diariamente das 8 às 19hs no verão e 17hs no inverno. Ingressos 15tl. Para mais informações clique aqui. #ficadica#


No mesmo dia seguimos para a caminhada no Vale Ihlara:
mapa do Ihlara valley para que as crianças não se percam ;)
Ihlara Valley - Beautiful
Adoro Trilha!
Depois da trilha paradinha para o almoço em Belisirma Village
balık ve köfte yumi!
depois do almoço - mais passeios...
Vamos subir?
Igreja
pinturas (frescos) de imagens - cristãos definitivamente estiveram por aqui 

Eu e Ele, meu Amorrrr
Quem acertasse o significado do nome Capadócia (terra de belos cavalos)
ganharia um pedra polida como essas
Quero tudoooooooo!
Fim do 1º dia de passeio -
e eu que pensei que céu assim só houvesse em Brasília...
Foram muitos passeios, fotos (mais de 1500) e descobertas. Escrevendo esse post eu me dei conta que seria melhor subdividir essa magnífica viagem em vários posts pra não ficar só um gigante e cansativo. 
Aguardem Capadócia II , III, IV, V... rsrsrsrsrsrs


Por hoje é só :) 

Beijossssss e uma excelente semana! 

Fiquem com Deussss!

quinta-feira, 15 de março de 2012

O casamento turco

Olá meu povo,

Alguns dias depois que cheguei na Turquia, tive a honra de presenciar o casamento da prima do amor em Izmit. A festa foi realizada primeiro na cidade da família da noiva, Izmit, e uma semana depois também foi celebrado na cidade da família do noivo, só que nós não fomos. 


Tudo nesse casamento foi novidade pra mim. rsrsrsrs
Engraçado é que eu sou uma pessoa curiosa por natureza, mas nunca tinha dado aquela bisbilhotada no google pra saber como era a celebração de um casamento na Turquia.
Bem, fomos pra Izmit na quinta-feira pois nesse dia foi realizada uma espécie de festa feminina. No blog da Luciane Köslü ela explica direitinho o que significa a  festa da henna que em turco recebe o nome de kına gecesi.
O que eu sei é que nessa festa a noiva celebra o final de sua solteirice dançando muito juntamente com sua mãe, tias, primas e amigas (só pode participar mulher). E ao final uma das moças, de preferência uma solteira, passa a henna na palma da mão da noiva. Depois disso sua sogra coloca uma moeda dourada em sua mão, que deve permanecer fechada por alguns minutos. Como a sogra de Ceida não havia chegado ainda quando da celebração da festa da henna, a anne (tia da noiva) que colocou a tal moeda. 
Mesmo lavando a mão a henna não sai tão facilmente, permanecendo durante alguns dias após a festa. Desse modo, ao verem a mancha na mão da noiva as pessoas percebem tratar-se de uma moça recém casada. (acho que essa é a intenção né?!)... coisas da tradição turca... 
Infelizmente eu não participei dessa festa. Eu tinha acabado de chegar e estava me sentindo um completo peixe fora dágua, além do que, até então não tinha ideia do significado por trás da noite da henna, só sabia que o namorado não podia participar. 
Fomos até a casa onde estava sendo celebrada a festa para levar a anne. A noivinha toda vestida com aquela roupa vermelha típica da kına gecesi veio até a porta me conhecer e eu (boba) não quis ficar pra participar porque não compreendia uma palavra se quer em turco. Além do que, lembro que nesse dia tive uma crise alérgica (pela primeira vez na vida) e não conseguia parar de  espirrar. Ao invés de ficar na festa fomos rodar a cidade em busca de uma farmácia pra comprar alguma milagre capaz de fazer parar aquele trêlêlê. 
Mais tarde, quando a noiva, sua mãe e a minha sogra (a anne) voltaram pra casa, elas estavam muito felizes e não paravam de comentar como a noite havia sido divertida. Enfim... perdi  a oportunidade e hoje me arrependo muito muito mesmo :(
Sexta-feira chegou em uma mini van o noivo e mais uns 18 familiares (pai, mãe, irmãs, irmãos, primos etc.). vindos de uma cidade que fica na fronteira entre a Turquia e o Iraque (lugar perigoso de se morar).
O grande dia - Sábado, 17 de setembro de 2011, às 13hs todos se encontraram na casa do tio do Akdeniz (pai da noiva).Se eu entendi bem, faz parte da tradição turca o noivo ir na casa da noiva buscá-la para a festa de casamento. Nessa hora o noivo não entra em casa. 
Como manda a tradição, o noivo parou na porta juntamente com seu pai e irmãos e só as mulheres da família do noivo entraram na casa e trouxeram a noiva.

Da porta ela seguiu com seu irmão

Os noivos foram juntos num carro todo enfeitado para o salão de festas

Nosso carro e mais uns 6 foram atrás escoltando, bagunçando buzinando. No percurso até a festa crianças corriam atrás do carro dos noivos pedindo dinheiro pra deixa-los passar e, de fato, eles só deixavam passar depois de receber algum trocado.
Na chegada ao Salão, os noivos tiveram uma recepção calorosa com aplausos dos convidados.

Com direito a fogos indoor e bolhas de sabão...


Dançaram música turca romântica
Alimentaram um ao outro

Dançaram mais um pouco...


e os pais da noiva também

Os convidados formaram uma fila para cumprimentar os noivos e presenteá-los com ouro 

Ao final os convidados foram presenteados com fotos (reveladas) 

Meu Amor, anne e baba

Minha vez... com a anne e baba

Todo mundo... menos a Micaela que estava tirando a foto

Dá um tchauzinho pra mim noivinha mais linda...
 (obs: ainda tinha marca da henna na mão)

Como vocês puderam perceber, esse casamento foi bem diferente daqueles que estamos acostumados a  ver no Brasil. Além de não ter tido ornamentação com flores de verdade, que encarecem e muito os custos, não houve serviço de buffet também. Para comer foi servido um pedaço de bolo e para beber um copo de refrigerante, sem direito a repeteco. Mas o mais importante foi feito. Os noivos selaram sua união diante de seus familiares e amigos. Dançaram e se divertiram bastante. E é isso o que importa. Acho que na Turquia ninguém deixa de fazer uma festa de casamento por falta de dinheiro. Se vira com o que tem. E eles se divertem do mesmo jeito.

Bom pessoal, como vocês já devem ter percebido, eu gosto de dividir minhas experiências com vocês. Esse casamento do post de hoje foi o casamento da prima do meu amor que eu fui quando estive lá.  Mas é bom frisar que nem todos os casamentos são assim. Existem outros tipos de casamento turco também. Bem luxuosos e com comida farta. Assim que tiver a oportunidade de ir em outro casamento postarei pra vocês também ;)

Espero que tenham gostado do post... escrevi com muito carinho :)

Beijos Beijos...